CONSULTORES

A Qualynorte conta em seu quadro de consultores, com profissionais de larga e sólida experiência no mercado em que atua. Confira seus nomes e seus respectivos currículos.

ADELE GUERREIRO MARTINS

Mestre em Processos Construtivos e Saneamento Urbano, com ênfase em Gestão Ambiental (ITEGAM/UFPA, 2014); Especialização em Pericia e Auditoria Ambiental pela Universidade do Amazonas (UFAM, 2008); Graduação em Engenharia da Produção pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (UTAM, 2004); Lead Assessor em Qualidade NBR ISO 9001:2015 com atuação em Órgão Certificador; Experiência profissional nas áreas de Engenharia da Qualidade (avaliação de novos produtos, confiabilidades, aplicação e elaboração de normas e instruções), Gestão da Qualidade no que se refere a Implantação/manutenção da NBR ISO 9001. Atuação como Engenheira da Qualidade e Supervisora da Qualidade (SGQ/CQ) em empresas do PIM e também como facilitadora em treinamentos internos sobre a NBR ISO 9001, Programa 5S, Indicadores de Qualidade, Mapeamento de Processos, Procedimentos do SGQ; Auditora Interna da Qualidade (auditando e acompanhando auditorias externas); Professora do curso de Gestão Tecnológica da Universidade Paulista; Realização de consultorias e treinamentos diversos.

ANA CECÍLIA MARQUES DE OLIVEIRA

Mestra em Educação (Universidade Federal do Amazonas); Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Universidade Luterana do Brasil Canoas – Rio Grande do Sul); Graduada em Pedagogia (Universidade Federal do Amazonas); Exerceu cargos de Professora e Coordenadora da Educação Infantil; Supervisora e Diretora de Ensino; Mais de 10 anos de experiência na docência no ensino superior, nos cursos de Psicologia, Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Licenciatura em Física nas Instituições ULBRA, Uninorte, UFAM e UEA.

ANDRÉ FABIANO LIMA VALENTE

Professor de Administração de Empresas (Fucapi), ministrando as disciplinas: Logística e Empreendedorismo, Gestão de Pessoas e Liderança, Custos Logísticos, Logística de Mercados, Gestão da Qualidade (desde Jul/2011); Pós-Graduado em Metodologia do Ensino Superior (Universidade Federal do Amazonas – UFAM); Graduado em Administração de Empresas (Universidade Federal do Amazonas – UFAM). Professor da Fundação Rede Amazônica na área de Administração de Empresas, ministrando cursos de logística e transporte (desde jan/2010). Experiência como Analista Fiscal com atuação em logística e Supervisor de Logística.

BRUNO OLIVEIRA DE SOUZA

Administrador de Empresas; Pós Graduado em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente; MBA em Gerenciamento de Projetos; MBA em Gestão da Qualidade. Auditor Líder das normas ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 45001 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional), ISO 37001 e 37301 (Sistema de Gestão de Antissuborno e Compliance). Experiência em Consultoria e Instrutoria em Sistema de Gestão Integrado em empresas públicas e privadas. Consultor de projetos certificados com êxito nas Normas de Gestão Organizacional. Voluntário desde 2009 como examinador do Prêmio Qualidade Amazonas – Modalidades Gestão e Processo.

CELSO LINS FALCONE

Formação em Direito e Ciências Contábeis, há 20 anos, com especialização na área jurídica (Direito Civil); MBA Executivo em Finanças Corporativas e experiências na docência universitária, além da área jurídico-contábil e de gestão pública; Há mais de 7 anos, exerce o cargo de Assessor no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, atuando na análise de casos concretos relacionados ao controle externo do erário; Atualmente é professor da Escola de Contas Públicas do Estado do Amazonas. Já ministrou diversos cursos na capital e no interior exatamente sobre o tema solicitado, bem como outras disciplinas correlatas na área de gestão pública; Exerceu o cargo de Diretor Administrativo do SESI, SENAI e FIEAM, Secretaria do 8º. Juizado Especial Cível e Diretoria da Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias.

DANIEL TADEU MARTÍNEZ CASTELLO BRANCO

Project Management Professional (PMP, pelo Project Management Institute); MBA em Gerenciamento de Projetos; Bacharel em Ciência da Computação; Mestrado em Informática; Atuação como Diretor de Certificação do capítulo Manaus/AM do PMI (biênio 14/15); Diretor de Estratégia e Projeto da startup Pra Que Rumo; Professor Visitante do curso de MBA em Gerenciamento de Processos (Centro de Ensino Literatus 2014); Gerente de projeto com ampla experiência em projetos de inovação, tecnologia, educação, trânsito e análise estratégica.

DANIELLE VERÇOSA DA CRUZ

Pós-graduada em Programa de Desenvolvimento de Líderes pela Fundação Dom Cabral – FDC; Graduada em Administração pela FAEJA (Faculdade de Administração de Empresas de Jaú – SP). Possui mais de 10 anos de experiência na área Administrativa e Comercial, tendo atuado em grandes empresas como Grupo Simões, Grupo Batará – Manaus Auto Shopping, Localiza Rent a Car S/A entre outros. Ministra treinamentos comportamentais, utilizando as técnicas de Programação Neuro-Linguística.

ÉDERSON RODRIGUES

Auditor Líder da Qualidade – NBR ISO 9001:2015, Ambiental – NBR ISO 14001:2015 e Saúde e Segurança Ocupacional – OHSAS 18001:2007; Experiência com Implantação, Manutenção e Integração de sistemas de gestão, bem como realização de treinamentos correlatos, Coordenação de auditorias internas e representante da direção em auditorias externas, Elaboração de relatórios, rotinas e padrões de inspeções conforme normas aplicáveis, Responsável por elaboração de projetos para melhoria do controle da qualidade.

EDIMAR FREITAS

Administrador de Empresas com especialização em Gestão de Pessoas e MBA Executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas de Manaus. Experiência de mais de 15 anos na área de Recursos Humanos em empresas de grande porte do PIM, como Gradiente, Nokia e Salcomp, Whirlpool e Samsung Sidia. Certificado como Professional & Personal Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching.

ELLEN CASTRO

Especialista em Gestão Estratégica de Negócios e Educação Profissional; Graduada em Gestão de Recursos Humanos; Profissional da área de Gestão de Pessoas com mais de 15 anos de experiência na área de Gestão de RH e Educação Corporativa nos segmentos do Comércio, Indústria e Serviços; Certificada pelo Programa Empreender/Pronatec/SEBRAE; Consultora de Treinamento e Supervisora do Eixo de Gestão e Negócios do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Amazonas.

ENILDO BEZERRA

Engenheiro químico, com experiência no campo de análise e solução de problemas, PDCA e MASP, tendo trabalhado por sete anos na Yamaha Motor da Amazônia LTDA (indústria metalúrgica). Venceu seis vezes o concurso interno de inovação e melhoramento promovido pela Yamaha (1° e 3° Prêmio Yamaha de Inovação e Melhoramento, que ocorreram nos anos de 2009, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015) e alcançou a faixa prata na modalidade Processo do 17° PQA (Prêmio Qualidade Amazonas 2010) e a faixa ouro do 19°, 20° e 21° PQA (Prêmio Qualidade Amazonas 2012, 2013 e 2014). Por onde passa deixa a marca de sua determinação, paixão e entusiasmo ao encarar desafios. Ministra diversos treinamentos relativos à qualidade e liderança, entre eles: MASP/PDCA, CEP, Ferramentas da Qualidade e FMEA. Além de possuir conhecimentos técnicos específicos em metodologia para analisar e resolver problemas, possui conhecimentos relacionados aos Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental e de Saúde e Segurança Ocupacional, através das ISO’s 9001 e 14001, bem como a OHSAS 18001.

ERLON ERBERTH DA SILVA LOBATO

MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Graduado em Pedagogia Empresarial, Lead Assessor em Qualidade. Experiência em Gestão Empresarial, desenvolvendo atividades de consultoria na implantação de sistema de gestão integrado (qualidade e meio ambiente), com acompanhamento de auditorias externas e realização de auditorias internas, bem como assessoria ao planejamento estratégico, através de mapas e desenvolvimento de indicadores, gerenciamento de projetos para reestruturação organizacional, mapeamento e normalização de processos.

EUDES CRUZ CAMPOS

Pós-Graduado em Engenharia de Produção (Universidade Federal do Amazonas – UFAM); Graduado em Logística Empresarial (Centro Universitário Luterano de Manaus ULBRA); Instrutor Técnico de NR 11 e Máquinas Pesadas no Senai; Experiência na área de Materiais/Logística, tendo exercido o cargo de Supervisão.

SILVIO ESTEVES DOS SANTOS

Administrador de Empresas; Lead Assessor (MCG Qualidade – PE Batalas Limited); Professor do Instituto de Ensino Superior FUCAPI, do curso de Engenharia de Produção. Participou como consultor do Desenvolvimento e Implementação da Metodologia da FUCAPI para implantação de Sistema da Qualidade na Zona Franca de Manaus. Mais de 15 anos de experiência na área da Qualidade.

HÉLCIO KOEI KISHIMOTO

Pós-Graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho; Engenheiro Mecânico, com experiência na Coordenação de programas de segurança ocupacional, na implementação de políticas e procedimentos relacionados a segurança do trabalho, estabelecidos na legislação brasileira, sendo responsável pelo planejamento, organização, supervisão, treinamento e cumprimento de todas as atividades pertinentes ao serviço especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Medicina do Trabalho (SESMT), como: CIPA, EPI, PPRA, etc.

MARIA JOSÉ CALMONT

MBA em Recursos Humanos, Educadora, com especialização em Administração de Empresas/Executivo pela FGV/ISAE/AM, Pós-Graduada em Gestão pela Qualidade Total pela UA/CNI/IEL, Coach credenciada pela Sociedade Brasileira de Coaching, com atuação profissional nas áreas de Qualidade, Comportamental, Gestão Participativa, Liderança, Desenvolvimento de Equipes e Mercadológica. Facilitadora credenciada pela ONU/SEBRAE/NC/AM para o Programa EMPRETEC – Desenvolvimento de Empreendedores e Projeto IDEAL – Formação de Lideranças Empresariais, Avaliadora do Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ/2000, Membro do Comitê Técnico do Prêmio Qualidade de Vida no Trabalho FIEAM/SESI – Diretora da Qualynorte Consultoria e Treinamento Ltda.

SOSTHENES FERREIRA TORRES

Administrador registrado no Conselho Federal de Administração e Conselho Regional de Administração do Estado do Amazonas e Roraima sob o nº 1-3710. Pós-graduando em Comercio Exterior pela Universidade Federal do Amazonas. 25 anos de vivência em empresas industriais na área de logística como (PCM, PCP, Administração de Almoxarifado, Controle de Inventários, Compras, Expedição de Produto, Transporte e Atendimento a Cliente), dos quais 23 anos em posição de chefia. Sólidos conhecimentos dos módulos de operacionalização do SAP R/3 como: WMS, PP e MM. Conhecimento da filosofia JUST IN TIME utilizando a ferramenta KANBAN tanto interno como externo. Participação ativa e considerável conhecimento em implementação da ISO 9000 na área de Logística. Professor do curso de gestão tecnológica da Universidade Paulista – UNIP, Consultor de Estruturação, Organização e Implantação de Controles na Área de Logística, tendo atuado também como Chefe de Materiais, Supervisor de Materiais e Coordenador de Almoxarifado, em empresas nacionais e internacionais de grande porte.

VÂNIA THAUMATURGO CAPELA

MBA em Gestão Empresarial – 2011 (Fundação Getulio Vargas – FGV); Pós-graduação em Engenharia de Produção – 1999 (Universidade Federal do Amazonas – UFAM); Graduação em Engenharia Industrial Elétrica com Ênfase em Eletrônica – 1996 (Universidade Estadual do Amazonas – UEA); Experiência profissional de mais de 25 anos em empresas como: Itautec-Philco (Gerente de Engenharia), Nokia do Brasil (Gerente de Produção e posteriormente Gerente de RH), Foxconn (Gerente de Produção), Balda Lumberg (Gerente de RH e posteriormente, Gerente de Planta) , Zanini Industries (Gerente da Planta – SP, setor automotivo) e Pace do Brasil (Gerente de Planta e Diretora Residente).

SHEILA GOMES BEZERRA

Especialista em Gestão de Pessoas e Gestão da Qualidade (UGF e UFAM/AM), Administradora (FUCAPI/AM), Lead Assessor em Qualidade NBR ISO 9001:2015, Consultora Organizacional em Gestão de Pessoas, Instrutora de Treinamentos na área Comportamental e Qualidade. Larga experiência em implantações e acompanhamentos do SGQ em empresas públicas e privadas.

MÁRCIO SANTOS GUEDES

Black Belt Six Sigma; Graduado em Administração com ênfase em Gestão Financeira; Sólidos conhecimentos em Legislação Internacional, Fiscal e Aduaneira para o PIM; Mais de 20 anos de experiência em empresas de médio e grande porte nas áreas de logística, materiais, suprimentos, produção e controladoria, com forte atuação em projetos de redução e otimização de custos, melhorias de processos e controles, bem como nível de qualidade de entregas para atendimento de metas. Facilitador de treinamentos voltados para a área da qualidade e Ferramentas Lean.

MARIA DO CARMO FREIRE

Especialização em Gestão Estratégica de Negócios – Universidade Nilton Lins – 2003; Mestrado – Auditoria e Gestão Ambiental – Fundação Universitária Iberoamericana – Em curso; Graduada em Administração de Empresas; Auditora Líder – NBR ISO 9001:2008; NBR ISO 14001:2004; OHSAS 18001; Experiência em auditoria de 3ª parte e treinamentos (órgãos certificadores – BSI Brasil Sistema de Gestão e Perry Johnson); Experiência em aplicação de treinamentos relacionados aos sistemas de gestão: Qualidade, Ambiental e Saúde & Segurança, bem como na área de produção.

JOÃO MARCELO CASTRO PINTO

Graduado em Logística. Experiência em atividades de treinamento. Instrutor de Centro de Formação de Condutores (CFC) – Prática e Teórica. Instrutor dos cursos de Empilhadeira, Paleteira, Mopp, Direção Defensiva, Ponte Rolante, Guindauto (Munck), Guindaste e Retro-Escavadeira – Senat – Am.

NILDA PAMPLONA

Nutricionista, com especialização em Gestão em Segurança de Alimentos e Nutrição Esportiva; Experiência como Professora e Preceptora do curso de nutrição da UNINORTE, bem como na gestão da qualidade e segurança alimentar em diversas empresas de fornecimento de refeições de grande porte.

KEYLA SUELY OLIVEIRA SOLANO

MBA Executivo em Empresas e Negócios (Ciesa); Psicóloga (ULBRA – Universidade Luterana do Brasil); Consultora organizacional, atuando com treinamento e desenvolvimento de pessoas nas áreas: Liderança, Gestão de Pessoas, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Técnicas de Negociação, Empreendedorismo, dentre outros treinamentos comportamentais; Docência de nível superior (UNIP); Docência Profissionalizante/ Pronatec / PSG – SENAC / Menor Aprendiz; Experiência como Gerente de Vendas e Relacionamento – NATURA Cosméticos, bem como em gestão e seleção de pessoas, orientação e desenvolvimento profissional (15 anos).

MANOEL GALVÃO

Engenheiro Mecânico; Lead Assessor na norma ISO 9001; auditor do INPAME (segurança de máquinas e equipamentos NR-12), Green Belt (6 Sigma). Experiente na liderança de equipes de produção, qualidade e manutenção. Experiência na condução de projetos de melhoria contínua Six Sigma, Kaizen, SMED e Implantação de Lean Manufacturing. Atua na supervisão de produção em indústria no PIM. Coordena projetos de Inovação e Sustentabilidade e metodologias voltada a Excelencia Operacional. Experiência na coordenação do Premio Qualidade do Amazonas 2013.

OLIVEIROS DA PALMA

Graduação Superior Tecnológica em Gestão Financeira (Ulbra); Instrutor em cursos de qualificação profissional nas áreas: Planejamento de Materiais (PCM); Planejamento e Controle de Produção (PCP); Armazenagem e Movimentação de Materiais; Gestão de Almoxarifado; Acuracidade e Controle dos Estoques; Técnicas e Métodos de Inventário; Atua como professor na formação de profissionais para as funções de: Almoxarife e Auxiliar de Almoxarifado e Estoque, no programa “Oportunidade & Renda”, do Governo do Estado. Exerceu a função de Coordenador Geral de Logística, Gerente de Materiais, Chefe de Materiais e Gerente de Compras em empresas do PIM.

RITTA DE CÁSSIA DA SILVA HAIKAL

Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Literaturas (Universidade do Amazonas), Professora de Língua Portuguesa há 43 anos; Mestranda em Letras pela UFAM; Bacharel em Direito (Universidade do Amazonas); Assessora Especial do Gabinete do Governador – CASA CIVIL desde 1997; Professora de Língua Portuguesa e suas Literaturas para Ensino Médio da SEDUC; Professora de Graduação e Pós-Graduação do Centro Universitário Nilton Lins; Professora de Língua Portuguesa do CEMETRO; Professora Convidada de Língua Portuguesa da UEA (Curso de Direito 2005); Professora do Centro Preparatório Aufiero – CEPRA desde 2000; Exerceu os cargos de Subsecretária Municipal de Humanização e Integração Urbana (SEMHUR 1993/1994); Secretária Municipal de Meio Ambiente (SEDEMA 1994/1997); Membro do Conselho Consultivo do Banco da Mulher Seção/AM; Membro da Comissão do Relator da Assembleia Estadual Constituinte do Estado do Amazonas (1989); Revisora da Constituição do Estado do Amazonas (1989); Membro da Comissão de Assessoria do Relator da Lei Orgânica do Município de Manaus; Homenageada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e Banco da Mulher; Revisora dos Relatórios do Centro de Desenvolvimento Humano – CDH; Medalha Mérito Educacional 2008 – Conselho Estadual de Educação; Artigos publicados em periódicos da cidade (Amazonas em Tempo, Jornal A Crítica e Jornal do Commercio); Titular da Coluna do Judiciário em “O Jornal do Commercio); Publicou o Manual de Redação da Prefeitura de Manaus.

RENATO BORGES DE SOUZA

MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos; MBA Executivo em Gestão Pública; Graduado em Ciências da Computação; Diretor de Comunicação e Marketing (2014/2015) do PMI AM (PMI Manaus Brazil Chapter); Certificação em Processos de Negócios (CBPP); Certificação em Gerenciamento de Projetos (PMP); Certificação em Análise de Requisitos (CPRE-FL); Profundos conhecimentos em análise de negócios; Atualmente exerce o cargo de chefe da divisão de produtos e negócios da PRODAM.

MARCOS GALVÃO MARINHO

Mestre em Negócios Internacionais; Pós-Graduado em Docência do Ensino Superior; MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos; Graduado em Administração com Ênfase em Sistema de Informação; Professor Universitário e de Pós-Graduação nos cursos de Administração e Gestão Financeira de Empresas. Disciplinas lecionadas: Matemática Financeira, Administração Financeira e Orçamentária, Gestão de Projetos, Gestão da Informação e do Conhecimento, dentre outras.

ROBSON SANTOS DA SILVA

Engenheiro Mecânico, com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, Ergonomia e Controle de Sistemas Robóticos. Experiência na implantação e adequação da NR-12 (análise de risco, inventário, capacitação de funcionários e gerenciamento de todo o projeto). Mais de 10 anos de experiência em atividades como: Emissão de laudos e parecer técnico (insalubridade e periculosidade); Investigação, análise, acompanhamento e registro de acidentes; Desenvolvimento de projetos relacionados à ergonomia, ruídos e conforto térmico, bem como todo o processo referente à segurança do trabalho, atendendo às NR’s (10, 12, 13, entre outras) aplicáveis.

ROSSINE ALENCAR

Responsável pelo gerenciamento das implementações e manutenção de todo sistema de ISO (9001, 14001 e 31000), com rotinas de CQ nas inspeções e ensaios na inspeção de entrada (recebimento) e saída; Tratativas diretas com os clientes para soluções e melhorias das reclamações de clientes com planos de ação preventiva e corretiva, auditorias de processo, produto e SGI (Sistema de Gestão Integrada – ISO 9001; 14001; 31000). Larga experiência profissional na área da indústria de produtos eletro eletrônicos, como também atuando no polo de 2 rodas para produtos fitness e na Manufatura de Produtos Eletroeletrônicos com ênfase com implementação do sistema ISO. Sólidos conhecimentos na área de treinamentos (quando disponível) de cursos técnicos voltados para área da Qualidade, Engenharia, Produção, Manutenção, Logística e Lean Manufacturing. Dominio das metodologia/ferramentas: Normas de Sistema de Gestão da Qualidade/Ambiental–NBR ISO 9001:2015/ NBR ISO14001:2015 / 31000, Auditoria de 1ª, 2ª e 3 ª parte para ISO 9001, 14001 e 31000, VSM-Mapeamento do Fluxo de Valor, Ferramentas do Lean: Kaizen, Kanban, SMED, Gerenciamento Visual, Kaikaku, Heijunka,TaktTime, Yamazumi, Kanban e outras. NBR-5427 e 5427/Inspetor da Qualidade/Controle da Qualidade/ Mapeamento de Processo. Chefia e liderança/Relações Interpessoais, CEP –Controle Estatístico do Processo, Formação de Auditores Internos da Qualidade e/ou Ambiental, As Sete Ferramentas da Qualidade, FMEA de Processo, Avaliadores de Aspecto e Impacto Ambiental e Resíduos Sólidos, MASP(Método e Análise de Soluções de Problemas), Ciclo PDCA, 5W2H, 5PB, 5Porque,5S,entre outros.

OCIMAR MELLONI

Consultor e executivo com experiência em Gestão, Negócios, Qualidade e Recursos Humanos; Ex-Diretor Superintendente da maior empresa de injeção plástica do Polo Industrial de Manaus e uma das três maiores da América Latina; Mais de 20 anos de experiência em funções de liderança; Nomeado na posição 88 no ranking dos “100 Líderes Que Estão Mudando o Jeito de Fazer Negócios no Brasil” pela revista HSM Management Magazine in 2013; Coautor do livro Ser+ com Qualidade Total – Organizações Excelentes, 2011, publicado pela Editora Ser Mais.

JUVINO DE SOUZA RODRIGUES JUNIOR

Especialista em Perícia, Gestão e Auditoria Ambiental, Graduado Bacharelado e Licenciatura em Química, Lead Assessor em Meio Ambiente. Experiência em Gestão Ambiental e Engenharia da Qualidade, desenvolvendo atividades de Engenharia da Qualidade em projetos, análises de materiais, e de acompanhamento de produção, de campo e de testes de confiabilidade,  sistema de gestão integrado como coordenador de meio ambiente (qualidade, segurança e meio ambiente), com acompanhamento de auditorias externas e realização de auditorias internas, bem como assessoria ao planejamento estratégico, através de mapas e desenvolvimento de indicadores, gerenciamento de projetos, responsável químico dos processos de pintura, tratamento de efluentes e laboratório físico químico. Experiência com tratamento de água industrial, de caldeiras e de operação de usina de produção de gases liquefeitos.

A Qualynorte conta em seu quadro de consultores com profissionais de larga e sólida experiência no mercado em que atua. Confira seus nomes e seus respectivos currículos.